Pular para o conteúdo principal

Evolução dos Computadores


A evolução dos computadores acompanhou e revolucionou a sociedade e sua evolução durante os séculos século XX e XXI. mas o computador não teve início apenas na modernidade. A evolução dos computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos século XX e XXI. Entretanto, a história do computador não teve início apenas na modernidade, muito distante dos computadores que temos hoje em dia, o termo computador vem do verbo computar, que significa calcular, sendo assim é considerado como o primeiro computador um instrumento chamado ábaco, que não possui nem estrutura mecânica mas realizava cálculos de uma forma precisa para sua época.

1° Geração: Com o passar dos anos foram surgindo novas tecnologias, e uma delas foi a primeira máquina mecânica programável, que controlava a confecção do tecidos. Como já sabemos o computador que conhecemos hoje passou e passa por varias transformações, para se aperfeiçoar, sua primeira geração  funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia. 

Exemplo: ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.


2° Geração: Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.


3° Geração: Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.

4° Geração: Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores reduzidos de tamanho, aumentam uma velocidade e capacidade de processamento de dados. São munidos de microprocessadores com consumo cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir de década de 90, há uma grande expansão dos computadores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquiteturas CISC e RISC

A maior diferença entre a arquitetura CISC e RISC é que a CISC trabalha com instruções compostas enquanto a RISC com instruções reduzidas. CISC vem do inglês Complex Instruction Set Computing , computador com um conjuto complexo de instrução, geralmente usado nos processadores intel e AMD, que suporta mais instruções, porém para que isso aconteça ele trabalha e forma mais lenta. RISC vem inglês:  Reduced Instruction Set Computing , Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas, ou seja é capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Para que se entenda melhor cada especificação dessas duas arquiteturas veja a tabela abaixo detalhada, das diferenças entre eles.

Assembly a linguagem das maquinas

Assembly é uma linguagem de programação (montagem) representada normalmente por valores hexadecimais, essa linguagem também é conhecida como linguagem de máquina,, que uma arquitetura de computador específica usa, ela é utilizada para programar códigos entendidos por dispositivos computacionais, sendo assim ela é ligada diretamente a CPU e depende do hardware, como micro processadores e micro controladores. A linguagem assembly é compilada e ao final é transformada em zeros e uns. Assembly é uma linguagem de baixo nível, ou seja uma instrução do programa equivale a uma operação do computador, essa linguagem utiliza os registradores para armazenar os locais onde as informações se encontram, como se fosse coordenadas, já o montador faz a tradução do assembly para a linguagem de maquiná, por isso também é conhecido como assembler. Exemplo de código assembly:   lea si, string Call printf hlt string db “ola mundo” , ...

Conheça a linguagem C#