Pular para o conteúdo principal

Dispositivos E/S


Em termos de arquitetura de computadores, não podemos deixar um conceito tão importante como dispositivos E/S (entrada e saída) de lado, pois é através desses dispositivos que nós usuário nos "comunicamos" com o computador.

Dispositivos de entrada são aqueles que enviam informações para o computador, um exemplo claro é o pendrive, nele você armazena arquivos, quando você conecta o seu pendrive no computador, o mesmo passa a ter acesso aos seus arquivos, ou seja esse dispositivo está passam um tipo de informação para o computador, informações que podem ser arquivos, comandos,  setups e entre outros que de certa forma estão entrando no PC, por isso o nome "dispositivo de entrada", são dispositivos de entrada: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

Dispositivos de saída são dados e informações exibidas e/ou processadas pelo computador, um exemplo claro desse tipo de dispositivo é monitor, nele você pode ver o que você está digitando, onde está o cursor do mouse, tudo que você navega na internet,enfim, de forma mais simples toda informação ou recurso que sai do computador para você é chamado de dispositivo de saída, o monitor exibe uma tela para que você possa visualizar cada tarefa que se estar realizando, outros exemplos são: impressora, fone de ouvido e ciaxa de som.

Dispositivos de entrada e saída são dispositivos que servem tanto para entrada como para saída, que recebem e enviam informações, um exemplo bem próximo de todos nós é o fone de ouvido estéreo ou como alguns preferem chamar, headset, esse dispositivo tem a saída de audio que é o todo o som que o computador envia para a gente sendo assim saída de informação, e também a entrada de audio, pois utilizamos para se comunicar com outras pessoas, ou até com o próprio computador, através do microfone que já vem incluso nos headset, sendo assim enviando informações.

Para que voce possa entender melhor CLIQUE AQUI e assista um vídeo explicativo sobre dispositivos de entrada e saída para reforça seus conhecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquiteturas CISC e RISC

A maior diferença entre a arquitetura CISC e RISC é que a CISC trabalha com instruções compostas enquanto a RISC com instruções reduzidas. CISC vem do inglês Complex Instruction Set Computing , computador com um conjuto complexo de instrução, geralmente usado nos processadores intel e AMD, que suporta mais instruções, porém para que isso aconteça ele trabalha e forma mais lenta. RISC vem inglês:  Reduced Instruction Set Computing , Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas, ou seja é capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Para que se entenda melhor cada especificação dessas duas arquiteturas veja a tabela abaixo detalhada, das diferenças entre eles.

Assembly a linguagem das maquinas

Assembly é uma linguagem de programação (montagem) representada normalmente por valores hexadecimais, essa linguagem também é conhecida como linguagem de máquina,, que uma arquitetura de computador específica usa, ela é utilizada para programar códigos entendidos por dispositivos computacionais, sendo assim ela é ligada diretamente a CPU e depende do hardware, como micro processadores e micro controladores. A linguagem assembly é compilada e ao final é transformada em zeros e uns. Assembly é uma linguagem de baixo nível, ou seja uma instrução do programa equivale a uma operação do computador, essa linguagem utiliza os registradores para armazenar os locais onde as informações se encontram, como se fosse coordenadas, já o montador faz a tradução do assembly para a linguagem de maquiná, por isso também é conhecido como assembler. Exemplo de código assembly:   lea si, string Call printf hlt string db “ola mundo” , ...

Conheça a linguagem C#